10 melhores posições de yoga para iniciantes

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A yoga oferece uma ampla gama de benefícios não somente para o corpo, mas também para a mente. E não é preciso ser profissional, já que mesmo na yoga para iniciantes, há asanas, também chamados de posturas, altamente funcionais.

Se interessou, mas não sabe por onde começar? Confira algumas posições de yoga que você pode começar a praticar hoje mesmo.

Postura da montanha

Tadasana

É a posição mais recomendada para corrigir a postura, fácil para iniciantes realizá-la. Permaneça em pé, com os pés paralelos e relaxe os braços ao lado do corpo.

Postura da perna elevada

Uttanpadasana

Muito útil para quem tem dor nas costas e no estômago. Deite de costas em um tapete de yoga, eleve a perna para 30, 60 e 90 graus, detendo-se um pouco em cada ângulo.

Postura da flexão para frente

Uttanasana

Diminui o estresse e a ansiedade. Em pé, o corpo deve dobrar-se para frente aproximando os dedos do chão o máximo possível.

Postura do triângulo

Trikonasana

Alonga e fortalece os músculos. Com os pés afastados, gire o pé esquerdo para o lado, estenda os braços e leve a mão esquerda em direção ao chão, caso encontre dificuldade, utilize um bloco de yoga para dar apoio. Repita para o outro lado.

Postura do trono

Bhadrasana

Ajuda a abrir os quadris e alivia os problemas ciáticos. Sentado, pressione a sola dos pés uma contra a outra e desça os joelhos até onde for confortável.

Posição da vela

Salamba Sarvangasana

Fortalece as costas e aumenta a resistência do corpo. Deite de barriga para cima, levante as duas pernas e depois eleve o quadril segurando as costas com as mãos.

Postura da cobra

Bhujangasana

Melhora a função do fígado, rim, pâncreas e vesícula biliar. Deite de barriga para baixo e coloque as mãos ao lado do peito. Com os pés, pernas e quadris ligados ao chão, alongue as costas.

Postura da ponte

Setu Bandha Sarvangasana

Excelente para fortalecer as pernas, costas, pescoço e peito. Deite sobre um tapete de yoga, com os pés afastados e joelhos flexionados, eleve o quadril e respire profundamente três vezes. Depois desça o quadril vagarosamente.

Postura da criança

Balasana

Fortalece os músculos dos quadris, coxas e tornozelos. Ajoelhado, estique as mãos e braços até que estejam completamente estendidos e a testa encostada no chão.

Postura do cadáver

Shavasana

Ajuda a esvaziar os pensamentos e também libera as tensões da mente. Deite de barriga para cima e permaneça com os braços estendidos nas laterais do corpo e as pernas esticadas. 

Benefícios da yoga

Essas são algumas das melhores posições de yoga para iniciantes. De forma gradual, a prática aumenta a concentração e a flexibilidade, bem como melhora a postura. Além disso, alivia o estresse e a ansiedade, aumenta o bem-estar no dia a dia e beneficia a autoestima. 

Que tal experimentar? Escolha algumas posições para dar início à prática e depois conte aqui nos comentários como foi a sua experiência com a yoga!

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