5 benefícios da escada de agilidade para a sua saúde

5 benefícios da escada de agilidade para a sua saúde

A escada de agilidade é um equipamento bastante usado na preparação física, que tem a função de demarcar os espaços que o atleta deve executar uma rotina programada de movimentos.

É exatamente essa sequência de exercícios que proporciona o aumento da agilidade e coordenação de um atleta.

Um dos benefícios da escada de agilidade é que ela pode ser usada em diversas práticas esportivas e inúmeras superfícies como gramado, areia, quadras, pistas, etc.

Com isso, vamos listar os cinco benefícios que a escada de agilidade pode proporcionar à sua saúde.

1 – Melhora o desempenho atlético

Atletas de diversos esportes, em níveis diferentes de preparo, podem se beneficiar dos exercícios de treinamento de agilidade, pois a sequência de movimentos simula lances reais que acontecem nos esportes que eles praticam.

Isso também faz com que o atleta fique preparado e com mais habilidade para executar determinada movimentação.

a escada de agilidade melhora o desempenho atlético

2 – Condicionamento físico

Os benefícios de ter agilidade se tornam mais aparentes com o uso do equipamento, que melhora a coordenação e a consciência corporal de praticantes de todos os níveis. Com isso, as atividades da vida diária podem se tornar mais seguras e fáceis de realizar.

3 – Prevenção de lesões

Como método eficaz de aquecimento, um dos benefícios da escada de agilidade é a preparação de todos os músculos para o treinamento intenso que vem na sequência, e isso ajuda na prevenção de lesões a longo prazo.

Isso acontece porque, com os exercícios em escada, você trabalha grupos musculares que são frequentemente fracos e que a maioria das pessoas nem mesmo está ciente da sua existência.

É o caso dos músculos adutores e estabilizadores de joelho, músculos abdominais profundos e grupos de músculos lombares que nunca recebem a atenção que precisam para se manterem livres de lesões.

a escada de agilidade previne lesões

4 – Aumento do funcionamento cognitivo

Os exercícios nas escadas de agilidade requerem raciocínio rápido e comportamento responsivo, o que é chamado de treinamento neuromuscular.

A realização regular desses exercícios ajuda o atleta a melhorar o seu desempenho mental, que inclui também melhores habilidades de escuta e memória de trabalho.

5 – Melhora na sua saúde geral

Quem faz o uso da escada de agilidade na sua rotina de exercícios, também está colaborando para uma melhora geral no seu estado de saúde.

Se for bem realizado, o atleta consegue ter um consumo máximo de oxigênio, diminuição da gordura corporal, mais resistência cardiovascular e ganho no desempenho esportivo, com mais agilidade, velocidade, potência e força.

a escada de agilidade melhora a saúde em geral

Gostou das nossas dicas sobre os benefícios de utilizar a escada de agilidade? Conhece mais algum ganho que não está aqui?

Deixe seu comentário e mostre como você faz uso desse equipamento tão importante no dia a dia do atleta ou praticante regular de esportes.

Deixe um comentário