5 Benefícios do treino funcional com cinto de tração

5 Benefícios do treino funcional com cinto de tração

Constantemente nos deparamos com novos equipamentos que começam a fazer parte do dia a dia das pessoas que realizam práticas constantes de atividades físicas, seja em academias ou em sua casa. E o cinto de tração entra nessa gama de produtos, e começa a cair no gosto das pessoas.

Pensando nisso, colocamos aqui uma série de benefícios que o cinto de tração pode proporcionar àqueles que o usam.

treino com cinto de tração na academia

1 – Fortalecimento muscular

O treino com cinto de tração faz parte do que chamamos de resistência elástica e é usado em tratamentos fisioterapêuticos de reabilitação como forma de proporcionar ao usuário resistência ao movimento, proporcionando basicamente o fortalecimento muscular.

Através disso é alcançado diferentes modos de estímulos de resistência, possibilitando um grande arco de movimento ao usuário.

2 – Melhor arranque

O uso do cinto é um grande aliado para aqueles que querem trabalhar o arranque e explosão, usados principalmente em esportes que exigem grande agilidade, como futebol, basquete, vôlei, atletismo, artes marciais etc.

3 – Maior potência

Quem realiza seu treino com cinto de tração alcança um ganho maior de potência, uma vez que os músculos exigidos com essa prática são os mesmos que atuam na prática das corridas, o que permite que cada técnico desenvolva um programa específico às necessidades do atleta, para que ele tire o máximo da atividade.

treino com cinto de tração duplo duas pessoas

4 – Fácil utilização

Hoje o que as pessoas buscam são aparelhos que sejam de fácil utilização. E o cinto de tração proporciona isso aos seus usuários. O equipamento pode ser utilizado de maneira individual, com sua fixação em um ponto preso, como um mastro, poste ou viga.

Quando realizado em dupla, pode ser utilizado com um atleta exercendo a função de tração e o outro, a de resistência ao movimento.

5 – Variação na gama de exercícios

O cinto de tração proporciona uma infinidade de exercícios graças à quantidade de acessórios que permitem versatilidade e praticidade na execução e elaboração de exercícios dos membros superiores e inferiores.

Há possibilidade de ajustar a intensidade de força através de engates travados por velcro, permitindo o uso diferenciado de dificuldade para cada exercício.

Deixamos aqui alguns exemplos de benefícios que o treino com cinto de tração pode proporcionar aos seus usuários. E você, usa o cinto e tem mais algumas dicas de melhorias que ele causa em seu exercício? Deixe seu comentário e nos fale quais atividades que realiza em seus treinamentos.

Deixe um comentário