5 razões que farão você usar o protetor bucal

5 razões que farão você usar o protetor bucal

O protetor bucal tem uma grande importância para atletas que praticam esportes com grande incidência de contato e colisões, como futebol americano, boxe, beisebol, entre outros.

De plástico flexível ou material laminado, é uma proteção para que a boca e os dentes dos atletas não sofram nenhuma espécie de traumatismo, e pode ser usado por qualquer atleta, desde crianças até adultos.

E com isso colocado, vamos enumerar os motivos pelos quais usar o protetor bucal é tão benéfico a todos os atletas.

usar o protetor bucal na luta

1# Proteção contra o deslocamento dos dentes

Um impacto pode de imediato causar a quebra do dente. Mas, o que não lembramos, é que a força da colisão, caso não cause a quebra imediata, pode provocar o deslocamento dos dentes.

Ou seja, pode afrouxá-los a ponto de se moverem com facilidade e exigir tratamento odontológico mais profundo e intenso.

A importância do protetor bucal é ajudar na distribuição da força para todos os dentes, evitando que apenas um receba o impacto do golpe.

2# Evita lesão nos tecidos moles

Além da quebra dos dentes, os acidentes na boca podem realmente danificar o tecido mole da boca, ocasionando possíveis cortes que podem até mesmo necessitar de procedimentos cirúrgicos para reparação.

Outros tecidos moles como as bochechas e a língua ficam mais protegidos de acidentes com o uso adequado do protetor bucal.

3# Protege contra fraturas na mandíbula

Quando você recebe um golpe na cabeça e seus dentes tocam-se entre si, não há muito espaço para flexibilidade, o que pode causar fraturas de mandíbula.

Mas se você usa uma proteção adequada entre os dentes, ela pode atuar como acolchoamento e evitar que sua mandíbula sofra esse trauma.

As fraturas da mandíbula geralmente requerem uma grande cirurgia, com uma dieta rígida de gelatina e sopa, que dificulta e muito o dia a dia das pessoas.

4# Impede concussões

Especialistas dizem que os protetores bucais adicionam acolchoamento entre as fileiras superior e inferior dos dentes, e que esse acolchoamento pode diminuir a força da mandíbula conforme empurra o crânio perto do cérebro.

Como resultado disso, a chance de concussão pode ser reduzida e evitar danos ainda maiores aos que sofrem esse tipo de acidente.

5# Ajuda em demais acidentes não relacionados à boca

É importante salientar que o protetor bucal não somente evita a quebra de um dente ou um corte nas gengivas. Vai muito além disso!

Além de absorver o impacto das pancadas, ele ajuda a evitar lesões cerebrais, bem como, de maneira indireta, auxilia na diminuição do impacto direcionado à coluna cervical.

A importância do protetor bucal é tamanha que institutos de pesquisa calculam que seu uso ajuda a prevenir cerca de 200 mil ferimentos a cada ano quando usado de maneira correta.

Então, caso tenha interesse em usar, se atente aos benefícios que listamos acima e procure uma orientação odontológica para saber qual o protetor indicado ao seu caso.

Já faz uso do protetor e quer nos contar por que usar o protetor bucal é tão importante para você? Deixe seu comentário e nos conte a sua experiência.

Deixe uma resposta