7 melhores artes marciais para autodefesa

7 melhores artes marciais para autodefesa

Em tempos difíceis, com o aumento da violência nas cidades, temos que buscar soluções para termos o mínimo de segurança possível no nosso dia a dia. E uma das alternativas é o uso das artes marciais para autodefesa, que vão trazer noções de movimentos e ataques, que podem ser úteis em condições de perigo. 

Além, é claro, de colaborar com a manutenção da saúde em dia. Por isso, listamos abaixo as sete melhores artes marciais que as pessoas podem buscar para o aprendizado de novas técnicas de defesa pessoal.

1 – Krav Maga

De origem em Israel, o Krav Maga tem como princípio de combate o uso do próprio corpo para autodefesa em situações de perigo. 

Com isso, as técnicas de trabalho são voltadas para aperfeiçoamento da defesa pessoal, para que ela impeça ataques de maneiras simples, utilizando de forma inteligente o próprio peso e força do ataque.

O método também visa atacar partes vulneráveis do corpo, como olhos, garganta e virilha, causando imediatamente o enfraquecimento do oponente ou agressor.

arte marcial muay thai

2 – Muay Thai

Criado na Tailândia, o Muay Thai é conhecido como a “arte dos oito membros”, pois usa com muita força golpes com cotovelos, joelhos, punhos e pernas, que transformam essas partes do corpo em poderosas armas de defesa pessoal. 

Com esse trabalho em todos os membros, essa arte marcial proporciona um grande desenvolvimento muscular e aumento da flexibilidade e força.

3 – Jiu-jítsu Brasileiro

O Jiu-jítsu brasileiro foi uma adaptação do Judô, difundida pelos irmãos Carlos e Hélio Gracie, e está entre as melhores artes marciais para autodefesa, pois se concentra em técnicas de solo, onde você aprende como levar seu oponente/agressor ao chão.

Ele utiliza técnicas que aumentam a preparação e força física, desenvolve a resistência, estimula a concentração e o equilíbrio. É eficaz contra os ataques, agressões e tentativas de assédio de estranhos, pois o treinamento ajuda a saber o que fazer em cada situação, dando autoconfiança ao seu praticante.

arte marcial kickboxing

4 – Kickboxing

O Kickboxing para autodefesa tem um ritmo mais acelerado que outras lutas para confundir o oponente e procurar o ataque em todas as aberturas possíveis.

No treinamento, o aluno aprende noções básicas de qual o melhor momento de se executar golpes com as mãos e pés. As partes do corpo mais trabalhadas são as pernas, braços, ombros e glúteos, sendo o foco maior no abdômen.

arte marcial aikido

5 – Aikido

Derivado do Jiu-jítsu, podemos colocar o Aikido como uma das artes marciais que se pode usar como autodefesa em algumas situações.

É uma arte marcial baseada na movimentação, onde explora a fragilidade do adversário, que quando golpeia, sempre deixa alguma parte do seu corpo vulnerável, aproveitando do ataque do agressor contra ele.

arte marcial karatê

6 – Caratê

O Caratê ou Karatê é uma excelente arte marcial para defesa pessoal, pois basicamente tem todo o seu treinamento voltado para um grande trabalho na área de preparação física, socos e chutes com muita força.

Seus golpes são feitos de maneira reta, sempre em direção ao oponente, e com movimentos trabalhados para desviar dos constantes ataques.

arte marcial Taekwondo

7 – Taekwondo

O Taekwondo é uma arte marcial que concentra seus melhores ataques nas pernas. Quem o pratica, desenvolve bastante a força no membro inferior, pois o foco dos golpes é a sua aplicação acima da linha da cintura e na cabeça do adversário.

Outro ponto que podemos destacar para a autodefesa é a elasticidade que seus movimentos te proporcionam, pois quanto maior o alcance, mais eficaz será a execução do golpe.

E você? Pratica alguma arte marcial e quer compartilhar conosco? Faltou alguma nessa lista que colocamos aqui? Deixe seu comentário e nos diga qual o método que você usa como autodefesa.

Deixe uma resposta