Alimentos que ajudam a melhorar a aparência da sua pele

Alimentos que ajudam a melhorar a aparência da sua pele (1)

Quem é que não quer ter uma pele bonita e saudável? Muito se fala sobre os cuidados e rotinas de skincare necessários para alcançar isso, entretanto, apenas os produtos tópicos não são suficientes.

Você sabia que há alimentos que podem ajudar e muito a saúde da sua pele? Sim, uma alimentação equilibrada é extremamente favorável nesse quesito.

Há alimentos que podem definir a aparência e a qualidade do tecido cutâneo, então, para te ajudar, preparamos uma lista de alimentos para a pele, ricos em nutrientes que são capazes de manter as células e tecidos saudáveis.

saúde da pele - couve verde e folhoso

Couve

A couve é um alimento que possui alta propriedade antioxidante e detoxificante, o que ajuda a reduzir a hiperpigmentação da pele e a estimular a produção de colágeno.

Além de possuir baixa caloria, é rica em fibras e contem vitaminas A, B6, C e K, além de minerais como magnésio, cálcio e potássio.

saúde da pele - limão siciliano e taiti

Limão

Quando ingerido, é capaz de melhorar a pele ao aumentar a produção de colágeno, combater radicais livres e reduzir cicatrizes de acne.

O limão age como um adstringente natural e pode conferir firmeza e clarear a pele.

saúde da pele - frutas vermelhas

Frutas vermelhas

Além de serem todas pequenas e deliciosas, frutas vermelhas como morango, cereja, mirtilo e framboesa possuem outra coisa em comum: todas são extremamente benéficas para a pele, já que são ricas em polifenóis e outros antioxidantes como a vitamina C.

Por conta disso, elas podem ajudar na uniformização da pele e no combate aos radicais livres.

saúde da pele - batata doce rosa

Batata-doce

A batata-doce é um alimento rico em betacaroteno, uma substância que é convertida em vitamina A pelo organismo.

Essa vitamina proveniente da batata-doce ajuda a proteger a pele contra despigmentação, obstrução dos poros e inflamação causada pelos radicais livres.

Abóbora

A abóbora também ajuda a melhorar a pele, já que é rica em enzimas e alfa-hidroxiácidos, ou seja, pode suavizar a pele e restaurar seu pH.

Além disso, ela também contem bastante fibras e zinco, então ajuda a regular a quantidade de oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas.

saúde da pele - leguminosas

Leguminosas

Alimentos como grão-de-bico, feijão, lentilha e amendoim possuem baixo índice glicêmico, então, além de evitar o aparecimento de acne, ainda promovem a saciedade após as refeições, retardando o aparecimento da fome.

saúde da pele - mamão papaya

Mamão

A fruta possui uma enzima chamada papaína, que é capaz de promover a renovação celular, a hidratação, desobstruir os poros e também amenizar cicatrizes de acne.

Fora isso, o alimento é rico em nutrientes como potássio, magnésio e vitaminas A e C, que ajudam na elasticidade e na firmeza da pele.

saúde da pele - quinoa

Quinoa

A quinoa pode ajudar a melhorar a pele por conta de suas fibras.

Uma xícara de quinoa cozida tem de 17 a 27 gramas de fibra, que favorece a atividade intestinal, ou seja, dessa forma as toxinas são eliminadas de seu organismo regularmente.

O resultado disso é uma pele mais limpa e uniforme.

saúde da pele - cauliflower couve flor

Couve-flor

A couve-flor é bastante rica em um poderoso aminoácido chamado histidina, que impede que os raios ultravioletas causem danos à pele.

Esse alimento também é fonte de fibras, fósforo, magnésio e vitaminas B6, C e K.

saúde da pele - sardinha peixe de água fria

Peixes de água fria

Os peixes de água fria possuem ômega-3, que protege a pele dos danos solares, prevenindo o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas.

Entram nessa lista peixes como anchova, sardinha, corvina, cavala e salmão.

É claro que consumir apenas esses alimentos para a pele não irá garantir todos os bons resultados. O importante é ter uma dieta balanceada, na qual esses itens estejam presentes, e também farta de frutas e vegetais.

Além de conseguir uma pele bonita e saudável, irá ter sempre um bom funcionamento do seu organismo.

Gostou das nossas dicas de alimentos que ajudam a melhorar a pele? Você já sabia dessas particularidades dos itens citados? Conhece mais algum alimento que possui essa característica? Conta pra nós aqui nos comentários.

Deixe um comentário