Benefícios de praticar vôlei que talvez ninguém tenha te contado

Benefícios de praticar vôlei que talvez ninguém tenha te contado

Praticar esportes é sempre algo benéfico para a saúde. No caso do vôlei, além de ser uma ótima maneira de se divertir, ainda traz diversos benefícios para o corpo, o mantendo saudável.

A seguir listamos alguns importantes benefícios que a prática do vôlei pode trazer para a sua vida.

Queima calorias

Por ser um esporte que exige bastante movimentação, como rápidos deslocamentos e saltos, a queima calórica é garantida.

Estima-se que uma pessoa pode queimar entre 90 a 133 calorias em meia hora durante um jogo de vôlei!

praticar vôlei queima calorias

Estimula a circulação sanguínea

Como é uma atividade de alta intensidade, o vôlei requer durante sua prática uma alta taxa de substrato energético.

Nesse caso, o que possibilita isso acontecer é a circulação sanguínea, pois é através dela que os grupos musculares são nutridos. E é por conta disso que o vôlei é um grande estimulador da circulação sanguínea.

Melhora a capacidade respiratória

Durante uma partida de vôlei, é atingida uma alta taxa de consumo de oxigênio. Por conta disso, o praticamente aumenta seu desempenho, pois é melhorada a capacidade cardiorrespiratória devido ao aumento de consumo máximo de oxigênio.

praticar vôlei melhora a capacidade respiratória

Aumenta a flexibilidade

O vôlei é um esporte que exige uma grande amplitude de movimentos, principalmente dos músculos da região do dorso e do peitoral.

É indispensável realizar exercícios de alongamento para conseguir praticar o esporte de forma mais satisfatória, mas a própria prática do vôlei irá também proporcionar isso.

Fortalece os músculos

O atleta de voleibol geralmente tem toda a musculatura do corpo definida. Isso acontece porque, devido sua grande intensidade, a atividade exige uma alta taxa metabólica, consumo elevado de oxigênio e explosão muscular.

Como há muito trabalho de saltos de forma intensa, há um aumento da potência muscular de músculos dos membros inferiores. Os membros superiores também acabam se desenvolvendo, já que no vôlei o trabalho de braços e ombros é alto.

praticar vôlei fortalece os músculos

Diminui o estresse e a ansiedade

Praticar vôlei é ter a garantia de que irá se livrar dos momentos estressantes do dia a dia. Por ser uma modalidade que permite socialização e possui uma dinâmica de jogo contínuo, certamente é benéfica para a saúde psíquica.

Durante um jogo, há a liberação de endorfina, que permite a sensação de bem-estar no organismo e estabiliza os níveis de ansiedade do praticante.

praticar vôlei diminui o estresse e ansiedade

Agora que você conhece alguns dos vários benefícios que o vôlei pode trazer para a sua saúde, que tal inserir esse esporte na sua vida? E se você já for um adepto desse esporte, conta pra nós quais outros benefícios ele já te trouxe.

Deixe um comentário