Benefícios de usar palmilha ou calcanheira na corrida

Benefícios de usar palmilha ou calcanheira na corrida

Você já parou para pensar em quantas vezes repete o mesmo movimento em uma corrida? E nessa movimentação repetida, entre uma passada e outra, os pés naturalmente sofrem a força imposta pelo seu peso sobre o solo, bem como recebem a força contrária de resistência do chão em relação aos seus pés.

É algo natural, mas quando isso é executado sem uma palmilha ou calcanheira ideal, pode acarretar prejuízos ao atleta, como dores e lesões.

Abaixo nós listamos alguns dos benefícios de utilizar palmilha e calcanheira durante a prática da corrida. Confira:

Benefícios de usar palmilha ou calcanheira na corrida - correndo na montanha

Evita a sobrecarga

Em casos de corridas de longa distância, as principais lesões são as de estresse e sobrecarga. Ambas podem ser evitadas com o uso de palmilha para corrida, que traz benefícios tanto na função mecânica da pisada, como também auxilia na postura do atleta. Por conta disso, também são evitadas e amenizadas dores nos joelhos, tornozelos e nas costas.

Benefícios de usar palmilha ou calcanheira na corrida - previne calos e bolhas

Previne calos e bolhas

Outra vantagem do uso de palmilha e calcanheira é o fato de que elas ajudam a evitar calos e bolhas. Isso porque elas promovem uma redistribuição do peso, além do amortecimento do atrito. O que é ótimo, porque possibilitam o conforto para executar a corrida de forma satisfatória, sem precisar se preocupar com possíveis lesões desse tipo durante a prática.

Protege os calcanhares

Na corrida, a palmilha e a calcanheira também são perfeitas para absorção de impacto nos calcanhares. Por conta disso, protegem o esporão calcâneo, bem como atuam na prevenção da fascite plantar e reduzem as dores nos calcanhares.

Você costuma utilizar palmilha e calcanheira durante a prática de corrida? Se sim, quais outros benefícios você sentiu que esses acessórios trouxeram a você? Se ainda não utiliza, vai considerar fazê-lo depois de saber como podem ser benéficos? Nos conte aqui nos comentários!

Deixe um comentário