Benefícios promissores do morango para a saúde

Benefícios promissores do morango para a saúde

De origem europeia e encontrado em várias espécies, o morango é uma fruta refrescante e altamente nutritiva. Com um sabor ligeiramente ácido, aroma agradável e uma coloração muito bonita, possui apenas 38 calorias a cada 100 gramas. E essa fruta tão pequena pode trazer diversos benefícios para a sua saúde!

Rico em vitaminas C, A, E, B5 e B6, os principais minerais presentes no morango são: cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio. Além disso, é rico em flavonoides, que é um importante agente antioxidante.

Confira alguns benefícios do morango para a saúde:

Ajuda na imunidade

Por ser uma excelente fonte de vitamina C, o morango pode ajudar a aumentar a sua imunidade.

Uma xícara de morangos fatiados contém aproximadamente 97 mg de vitaminas C, ou seja, supre a dose diária recomendada para um adulto.

Além de estimular a imunidade, a vitamina C também é um poderoso antioxidante de ação rápida.

o morango ajuda na imunidade

Benefícios para os olhos

É justamente essa ação antioxidante dos morangos que também vai ajudar a manter a visão saudável.

Essa propriedade da vitamina C presente no morango auxilia na prevenção da catarata, bem como desempenha importante papel no fortalecimento tanto da córnea, como da retina.

o morango traz benefícios para os olhos

Prevenção ao câncer

A vitamina C também é um antioxidante conhecido por ajudar na prevenção do câncer, visto que colabora para um sistema imunológico saudável.

Além disso, o morango possui um fitoquímico chamado ácido pelágico, que produz propriedades como a de suprimir o crescimento de células cancerosas. 

Hipertensão

O morango também auxilia em casos de hipertensão, já que devido ao seu alto teor de potássio, ajuda a compensar os efeitos do sódio no organismo. 

Saúde intestinal

Juntamente com outros frutas ricas em fibras, o morango pode ajudar a hidratar o corpo e manter a saúde intestinal.

Os morangos possuem naturalmente cerca de 2 g de fibras por porção.

o morango auxilia na saúde intestinal

Diabetes

Também por conta das fibras, o consumo de morango pode ajudar a regular o açúcar no sangue, de forma a mantê-lo estável, sem altos e baixos extremos.

Por proporcionar saciedade, as fibras do morango ajudam a reduzir o consumo de lanches entre as refeições, o que ajudará a controlar a glicose no organismo.

Você já conhecia todos esses benefícios do morango para a saúde? Se sabe de mais algum, compartilha aqui nos comentários com os nossos leitores.

Deixe um comentário