Body Shaming: o que é e suas consequências

Body Shaming_ o que é e suas consequências

Você sabe o que é body shaming? Talvez você até já tenha em algum momento escutado ou lido essa expressão, mas hoje vamos te explicar o que é e quais as consequências disso no corpo e na saúde.

Do que se trata

Esse termo em inglês é utilizado para dar nome às atitudes destrutivas que cada vez mais ganham espaço nas redes sociais.

Basta alguma atriz famosa publicar em suas redes sociais uma foto sem qualquer edição para vermos surgir uma enxurrada de comentários maldosos, apontando celulites, estrias e afins, por exemplo.

Esses comentários, que têm o objetivo de fazer a pessoa sentir vergonha do próprio corpo, é o que chamamos de body shaming.

Traduzido para o português, o termo significaria algo como “vergonha do corpo”. Mas importante salientar que essa vergonha não é irracional ou voluntária, já que é causada estritamente pelo outro.

Ou seja, a partir do apontamento, do olhar ou do comentário de alguém, a pessoa sente essa vergonha.

body shaming mulher triste

Redes sociais e consequências

Isso sempre existiu, mas a verdade é que com o crescimento da internet, está mais evidenciado. As redes sociais são um terreno absurdamente fértil para a disseminação do body shaming, já que em questão de segundos uma pessoa pode ser bombardeada por comentários de pessoas que sequer a conhecem.

Infelizmente o body shaming pode ser um gatilho bastante perigo para transtornos como bulimia e anorexia.

Por conta dos ataques digitais, a pessoa que é alvo pode sofrer uma disfunção na percepção de sua imagem. Além disso, pode ficar até deprimida e se isolar socialmente.

Para não se deixar invadir por essa pressão estética, é sempre bom lembrar que muitas vezes o que vemos nas redes sociais são fotos irreais, corrigidas para ressaltar o físico “ideal”.

É essencial que cada pessoa aprenda a se aceitar e, mais do que isso, cuidar do corpo primeiramente por uma questão de saúde.

E priorizar também a saúde mental, para que essa pressão estética não gere desgaste emocional.

Body positive

Hoje já se fala muito sobre o body positive, um movimento vai justamente na contramão do body shaming, já que incentiva a ideia de dar visibilidade às diferenças.

Dessa forma, é possível lidar com mais leveza com os desafios de quebrar os padrões estéticos, visto que, afinal, o mais importante é se cuidar, amar e se respeitar.

body shaming body positive

Você já conhecia o termo body shaming? Já viu isso acontecer ou até mesmo já vivenciou algo nesse sentido na própria pele? Como você lidou com essa situação?

Se puder, compartilhe sua experiência, pois ela pode certamente ajudar outras pessoas que estão passando por situações assim.

Deixe uma resposta