Como colocar a bandagem de maneira correta

Quando se começa a prática de algum esporte de luta, uma das primeiras coisas que o atleta aprende é como colocar a bandagem de maneira correta.

O uso adequado da bandagem faz com que o lutador mantenha seus tendões e músculos protegidos e proporciona a ele um suporte extra aos movimentos realizados pelos punhos.

Existem vários tipos de bandagens, como as de algodão, as mexicanas, as de gel e as apropriadas à competição.

O ideal é que você escolha aquela que vai se adequar melhor ao seu tamanho das mãos e ao tipo de esporte que vai praticar.

Sendo assim, vamos apresentar a melhor maneira de como colocar bandagem passo a passo, para que tenha o máximo de ganho no uso desse equipamento.

1 – Desenrole a bandagem por completo

Faça a abertura da bandagem de maneira completa até que encontre o laço onde encaixa o seu dedo polegar.

desenrole para colocar a bandagem

2 – Coloque na tensão correta

Para que encontre a tensão adequada, a bandagem deve ser esticada para proporcionar estabilidade para a mão e punho, sem que apertem muito para que não haja corte na circulação sanguínea. Com prática você encontrará a tensão correta.

Evite a formação de rugas, pois elas prejudicam e não protegem os ossos finos da sua mão, e deixam o seu pulso sem a estabilidade necessária para execução dos seus golpes.

3 – Comece pela parte das costas da mão

O ideal é começar colocando a bandagem pelas costas da mão, de maneira que deixe ela bem protegida no momento que fechar a mão.

colocar a bandagem pelas costas da mão

4 – Enrole a mão

Após o início pelas costas da mão, vá com a bandagem até acima do dedão e passe até o outro lado.

Repita esse movimento no mesmo lugar por pelo menos três vezes, fazendo com que a bandagem termine na parte interna da mão, próxima ao seu dedão.

5 – Passe pelos dedos

Comece passando a bandagem na área interna do seu punho, depois vá sobre a parte de cima da mão, entre o dedo mínimo e anelar.

Após isso, volte pelo punho, sobre a mão, e depois entre o anelar e o dedo médio. Passe mais uma vez pelo pulso e mão, chegando entre o dedo médio e o indicador.

E por fim, finalize na parte interna do punho.

6 – Envolva toda a mão

Comece pelo pulso, e depois disso, cruze as costas da mão e a enrole totalmente pelo menos mais três vezes, ou até que todo o comprimento da bandagem tenha sido usado.

Para finalizar, dê uma última volta com a bandagem ao redor do punho.

colocar a bandagem envolver toda a mão

7 – Prenda a bandagem

Com a finalização no punho, você pode prender o velcro diretamente no local para proporcionar o máximo de suporte à sua mão.

Alguns preferem finalizar a colocação da bandagem um pouco acima para que suas mãos possam dobrar um pouco mais, o que ajuda na aplicação de alguns golpes como ganchos e uppercuts.

Com as indicações citadas acima, você vai aprender como colocar a bandagem passo a passo, sem dificuldade e com o máximo de ganho possível em seu treino ou competição.

E aí, tem mais algum modo de prender a bandagem diferente do que apresentamos e gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário, dê sua sugestão e se você estava procurando por isso há muito tempo, aproveite essas nossas dicas e invista no seu esporte.

Deixe um comentário