Como é utilizada a estaca de agilidade nos treinos de futebol

Como é utilizada a estaca de agilidade nos treinos de futebol 1

A estaca de agilidade é um equipamento usado para demarcação de percursos em treinamentos esportivos e funcionais focados em agilidade e velocidade.

É muito usada nos treinos de futebol para melhorar as habilidades dos atletas e pode ser montada de maneira rápida e em diversos ambientes.

Sendo assim, vamos apresentar algumas maneiras que ela pode ser usada nos treinamentos de futebol e em benefício dos atletas.

estaca de agilidade nos treinos de futebol ronaldo doria

Ajuda no trajeto

Seu principal objetivo é colaborar para que o jogador possa aprimorar sua velocidade, agilidade e coordenação.

No futebol, esse trabalho aumenta a velocidade em sprints rápidos e técnica de drible adquirindo melhor forma física e rendimento nos treinamentos de mudança de direção.

Melhora a estrutura muscular

O uso da estaca de agilidade nos exercícios ajuda os jogadores de futebol no reforço da estrutura da musculatura das pernas e do tronco, que são ativadas e fortalecidas durante os treinamentos.

Aprimoramento da coordenação motora

Quando um jogador realiza exercícios com a estaca, principalmente com o uso da bola, ele trabalha a coordenação motora e controle da bola, pois tem que mantê-la consigo enquanto percorre cada espaço do circuito montado.

Mudança de direção

Um jogo de futebol possui variações de movimentos, tanto em grandes espaços, ou em espaços curtos, o que demanda constantes deslocamentos dos jogadores.

E a estaca de agilidade proporciona um trabalho mais eficaz, no que diz respeito a mudança de rota dos atletas, pois é possível treinar algumas variações de movimentos, até mesmo de jogadas, que podem ajudar na hora da partida, e fazer com que o atleta tenha um melhor desempenho em campo.

Controle da bola

Acima, dissemos que as estacas ajudam nos exercícios com bola. E isso acontece, pois, com o circuito montando, o jogador tem que realizar os deslocamentos mais lateralmente, conduzindo a bola sempre com a parte externa do pé, o que melhora o controle da bola, quando ela passa de um pé ao outro.

O jogador de futebol precisa ter habilidade para fazer um bom jogo e mostrar todo o seu talento. E a estaca de agilidade proporciona isso aos seus praticantes, pois usa do pouco espaço para aprimorar ainda mais a técnica do atleta.

E você, já usa a estaca? Faz algum exercício que não mencionamos aqui? Deixe sua resposta nos comentários e mostre como usa o equipamento no seu dia a dia.

Deixe uma resposta