Descubra quais são as principais modalidades das Olimpíadas de Tóquio 2021

Descubra quais são as principais modalidades das Olimpíadas de Tóquio 2021

Muito aguardadas, as Olimpíadas de Tóquio irão reunir disputas de 46 modalidades esportivas. Iremos falar sobre as principais modalidades, destacando algumas curiosidades, bem como apresentar algumas que pela primeira vez integrarão o rol de esportes olímpicos.

olimpíadas de Tóquio basquete

Basquete

O basquete fez sua estreia nas Olimpíadas em 1936, em Berlim. Neste ano haverá a estreia do basquete 3×3, variação do tradicional basquete 5×5.

olimpíadas de Tóquio ginástica

Ginástica artística, rítmica e de trampolim

Muito tradicional, a ginástica artística está presente desde a primeira versão dos Jogos Olímpicos modernos, em 1896. Já a ginástica rítmica é um esporte olímpico desde 1984 e a de trampolim fez sua estreia em 2000, nos jogos de Sydney.

olimpíadas de Tóquio natação artística

Nado artístico e saltos ornamentais

O nado artístico estreou nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles. Já o esporte em que os competidores fazem acrobacias ao saltar em uma piscina se tornou uma modalidade olímpica bem antes, em 1904.

olimpíadas de Tóquio atletismo

Atletismo

Dividido em várias categorias, sempre esteve presente nos Jogos Olímpicos modernos.

olimpíadas de Tóquio vôlei

Vôlei de praia e vôlei de quadra

A vôlei de praia fez sua estreia em 1992, em Barcelona. Já o vôlei de quadra tornou-se um esporte olímpico em 1964, em Tóquio.

olimpíadas de Tóquio natação

Natação

A primeira vez que uma piscina foi utilizada para a competição de natação nas Olimpíadas foi em 1908, em Londres.

olimpíadas de Tóquio triatlon

Triatlo

Combinando natação, ciclismo e maratona, o esporte tornou-se uma modalidade olímpica em 2000.

olimpíadas de Tóquio luta greco romana

Luta

A modalidade é disputada em duas categorias, sendo luta greco-romana, presente desde as primeiras Olimpíadas, e luta livre, que figura como esporte olímpico desde 1904.

olimpíadas de Tóquio luta boxe

Boxe

Modalidade olímpica desde 1904, quando os jogos foram disputados em St. Louis.

Outras modalidades

Além desses, existem outros diversos esportes que compõem a extensa lista de 46 modalidades das Olimpíadas 2021. São eles: polo aquático, halterofilismo, tênis de mesa, taekwondo, tênis, golfe, handebol, hóquei na grama, judô, maratona aquática, pentatlo moderno, remo, rugby, vela, tiro, canoagem slalom, canoagem velocidade, ciclismo BMX corrida, ciclismo BMX freestyle, ciclismo montain bike, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, hipismo, esgrima, tiro com arco e badminton.

Esportes estreantes

Além disso, as Olimpíadas de Tóquio contarão com cinco novidades na lista de esportes. As modalidades que integrarão o rol de esportes olímpicos de maneira inédita são: beisebol/softbol (que deixou de ser esporte olímpico em 2008 e retorna agora), karatê, escalada, surfe e skate.

Agora que você já conhece todas as modalidades que farão parte das Olimpíadas 2021, nos conte: quais delas você vai se programar para acompanhar?

Deixe uma resposta