Dicas de como começar a correr: para iniciantes

Dicas de como começar a correr_ para iniciantes

A corrida é uma atividade física muito apreciada pelas pessoas, pois não precisa necessariamente de materiais de apoio e pode ser praticada em todas as idades, de crianças até idosos. Basta apenas calçar seus tênis e começar a praticar.

Hoje é a segunda atividade esportiva mais praticada no país, e se destaca pela diversidade de tipos e de praticantes.

Por conta disso, vamos colocar aqui dicas para que os iniciantes possam começar a correr da melhor maneira possível.

começar a correr iniciantes

Use roupas confortáveis

Como a corrida é uma atividade que pode ser de longa duração, principalmente para atletas mais experientes, o ideal é que seus praticantes usem roupas confortáveis e leves, pois além de facilitar a respiração do corpo, elas ajudam no movimento, o que auxilia no desempenho da corrida.

Comece com corridas curtas

Deixe a empolgação de lado e aposte em corridas curtas no seu início na atividade física. Aposte em alternar corrida e caminhada em intervalos curtos.

Com o desenvolver da atividade na sua vida, estique a duração das corridas e reduza os intervalos de caminhada a cada corrida realizada.

Foco na hidratação

Essa é uma dica muito conhecida, mas que as pessoas ainda insistem em não seguir como deve ser. A hidratação é essencial para que o corredor mantenha seu pique sempre constante.

Além disso, como o suor reduz o volume do sangue, e pode fazer seu coração trabalhar mais, um grau de desidratação maior do que o normal pode fazer com que tenha um problema súbito de saúde e pare em um hospital.

começar a correr cara bebendo água

Tenha uma rotina de descanso definida

A empolgação do início do treinamento pode fazer com que o praticante queira correr um pouco todos os dias.

Mas o ideal é que seja montado um programa de treino de corrida para iniciantes, alternando um dia de atividade e um dia de descanso.

Isso fará com que o corpo se adapte melhor às novas demandas que a corrida cria para o sistema cardiovascular, além de preparar os músculos e os ossos para a próxima corrida, e também diminuir os riscos de lesões causadas por excesso de uso, as chamadas “overuse”.

Aquecimento evita lesões

Tome medidas para manter seu corpo seguro e livre de lesões. Primeiro, faça um aquecimento antes de começar a correr com mais intensidade.

Caminhe ou faça uma corrida leve por 5 a 10 minutos, antes de aumentar sua intensidade. Você também pode adicionar outros exercícios de aquecimento, como alongamentos, flexões ou exercícios de corrida.

Procure seu médico

Antes de começar qualquer treinamento físico, é importante consultar seu médico para saber se está apto para a corrida. Faça todos os exames, principalmente cardíacos e respiratórios.

Se caso seja diagnosticado com alguma comorbidade como asma, por exemplo, é necessário que você tenha um acompanhamento médico e que esteja devidamente medicado para que possa começar a correr.

começar a correr procure um médico

Conclusão

Agora que já leu as dicas que demos aqui, o importante é, antes de mais nada, que comece a prática da corrida em sua rotina de exercícios.

Escolha a melhor maneira de iniciar a atividade e aproveite de todos os benefícios que ela apresenta.

E você, já pensa em começar a correr, ou ainda tem a intenção de começar em breve? Deixe seus comentários e nos diga se possui alguma preparação especial que faz dentro do seu programa de corrida e quais os tipos de corrida mais gosta.

Deixe um comentário