Dicas de como escolher a sua prancha de natação ideal

Dicas de como escolher a sua prancha de natação ideal

A prancha de natação é um item muito importante para o aprendizado de uma pessoa que começa a nadar e até mesmo para os nadadores mais profissionais. Além do fato de ajudar as práticas do nado, pode ajudar os praticantes mais experientes e esportistas no trabalho de desenvolvimento dos membros inferiores.

Mas é preciso ter cuidado na hora da escolha do seu equipamento, pois ele pode não atender à sua necessidade naquele momento.

Por conta disso, listamos aqui algumas dicas importantes de como escolher a prancha de natação, para que possa aproveitar de todos os benefícios que ela oferece.

Dicas de como escolher a sua prancha de natação ideal_

1 – Dê preferência às pranchas pequenas

O ideal é que as pranchas de natação sejam pequenas, com no máximo 40 cm de comprimento. Esse equipamento, por ser menor, ajuda o praticante a flutuar, sem causar limitações nos movimentos dos braços ou desequilíbrio do próprio corpo.

2 – Escolha materiais leves

Materiais leves são melhores para execução de esportes aquáticos. E por ser mais resistente à água, as pranchas em E.V.A são as mais indicadas aos nadadores, por conta do tempo de uso prolongado que elas proporcionam.

3 – Design

No momento que for escolher a sua prancha de natação, preste atenção também no design que ela apresenta. Uma prancha com bordas arredondadas, por exemplo, oferecerá a você conforto na pegada e não machucará suas mãos.

4 – Durabilidade

Uma prancha de natação que não absorve água pode ser seca instantaneamente fora da água e, por conta disso, torna-se mais resistente do que as demais ao longo dos trabalhos. Isso também impacta positivamente no seu investimento em equipamentos para sua prática esportiva.

5 – Pranchas com alças ou empunhaduras

As alças e empunhaduras em uma prancha de natação são úteis para novos nadadores e crianças. Elas ajudam o nadador a posicionar suas mãos de forma a promover a técnica mais adequada do nado.

Elas também são aconselháveis para nadadores mais velhos que sejam acometidos de alguma comorbidade ou que já não possuam a mesma mobilidade de um praticante mais jovem por conta da idade.

6 – Valor

A prancha de natação ideal é aquela que atende às suas necessidades e se encaixa no seu orçamento. Portanto, seguindo as dicas que colocamos aqui, veja aquela que seja mais acessível financeiramente a você, caia nas piscinas e pratique seu esporte com toda a tranquilidade e bem estar.

Gostou das nossas dicas? Então deixe a sua opinião e diga qual prancha procura e qual usa na sua prática da natação.

Deixe uma resposta