Frutas típicas do inverno e seus diversos benefícios para a saúde

Frutas típicas do inverno e seus diversos benefícios para a saúde

Quando o inverno chega, logo também vem aquela costumeira preguiça de se exercitar, bem como a vontade de consumir alimentos mais calóricos. Essas duas coisas aliadas geralmente tendem a acarretar no ganho de peso.

Porém, uma boa alternativa para evitar isso, é aproveitar as frutas típicas do inverno, que irão te ajudar a manter uma alimentação saudável e cuidar da saúde mesmo nas baixas temperaturas.

Além disso, optar pelas frutas da estação é uma ação ecologicamente sustentável e beneficia seu bolso, já que os preços tendem a ser mais amigáveis.

Sendo assim, abaixo listamos 10 frutas típicas do inverno e seus benefícios, para que você possa escolher e inserir na sua alimentação.

Frutas do inverno abacate e seus benefícios

Abacate

Rico em ferro, magnésio e vitamina C, o abacate também possui um tipo de gordura que aumenta o colesterol bom e diminui o ruim.

Além disso, é um aliado da beleza, já que ajuda a dar mais brilho e elasticidade à pele e também aos cabelos.

Consumir abacates também trará benefícios ao intestino, já que é uma fruta rica em fibras, o que traz saciedade e melhora o fluxo intestinal.

Frutas do inverno banana barata e com muitos benefícios

Banana

Muito nutritiva, a banana é rica em potássio e magnésio, e faz muito bem aos músculos e ao coração.

Fonte de energia saudável, possui um alto valor calórico, por isso deve ser consumida com moderação caso deseje perder peso.

Essa simpática fruta também tem vitaminas C e B6, que são antioxidantes, e possui efeito antidepressivo e calmante.

Frutas do inverno caqui

Caqui

Além de ser uma fruta visualmente linda, o caqui possui ferro, cálcio, vitaminas A, B e C, além de ser uma fonte de agentes antioxidantes, fibras alimentares e fitonutrientes como vitaminas e minerais.

O resultado disso tudo é que o caqui vai garantir o bom desenvolvimento das funções do organismo e ainda fortalecer o sistema imunológico.

Frutas do inverno goiaba branca ou vermelha

Goiaba

As diversas sementes distribuídas pela polpa da goiaba, além de comestíveis são ricas em licopeno, antioxidante que ajuda na saúde da pele, na prevenção de câncer e de doenças cardiovasculares.

Sua alta concentração de vitamina C e fibras também garante um bom trânsito intestinal.

Frutas do inverno maçã a preferida

Maçã

Fruta preferida de muita gente, a maçã é rica em vitaminas B e C. Pouco calórica, é uma ótima opção para quem está de dieta e, além disso, auxilia no funcionamento do intestino, já que sua casca possui muitas fibras.

Frutas do inverno maracujá calmante

Maracujá

Conhecido por ser uma fruta com grande poder calmante, o maracujá é benéfico para muito além disso.

Com poucas calorias, a fruta é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitamina C.

Frutas do inverno morango deliciosa e com poucas calorias

Morango

Essa é outra fruta que agrada demais por ser deliciosa e também ter poucas calorias.

É fonte de vitamina C, potássio, niacina, ferro e fibras.

Frutas do inverno figo previne algumas doenças

Figo

Fonte de zinco e rico em fibras, as folhas do figo ajudam no controle do colesterol, que evita o acúmulo de gordura nas artérias.

Já por conta do alto teor de potássio e baixo em sódio, previne as doenças cardiovasculares.

É também uma boa fruta para ser consumida por diabéticos, já que ajuda a controlar os níveis glicêmicos por conter ácido clorogênico.

Frutas do inverno carambola fruta estrela

Carambola

A carambola é uma fruta que age como um diurético natural, o que acaba sendo ótimo no inverno, quando o consumo de água tende a cair e há um aumento na retenção de líquidos. Ela também é rica em vitamina A, B e C.

Frutas do inverno mexerica

Mexerica

É também uma ótima pedida para o inverno, já que por ser rica em vitaminas C e B, ajuda a prevenir e combater gripes e resfriados.

Fora isso, sua polpa tem muitas fibras, que auxiliam na prevenção de doenças como hipertensão e problemas cardiovasculares.

Bom, agora você já tem várias opções para compor a sua lista de frutas para serem apreciadas no inverno. Conta pra nós nos comentários quais são as suas preferidas ou se existe alguma outra que você costuma encontrar com facilidade nesta época do ano.

Deixe um comentário