Mitos e verdades sobre treinar com a fita de suspensão

Mitos e verdades sobre treinar com a fita de suspensão

A fita de suspensão é uma ótima opção para aqueles que pretendem fazer treinos de força e de resistência, e possibilita a execução dos seus exercícios na maioria das vezes nos espaços disponíveis no seu dia. Seja na sua casa, escritório, ou até mesmo em atividades ao ar livre.

Além do fato de caber em qualquer lugar, o que facilita seu transporte, a realização de treinamentos com ela possibilita que a pessoa descubra diversas vantagens e acabe de uma vez por todas com alguns mitos relacionados ao treino com fita de suspensão.

Vamos explicar quais são os mitos e verdades que envolvem esse treinamento, além de mostrar os benefícios que ele pode proporcionar àqueles que o realizam, ou que estão interessados a começar uma nova atividade física.

Mitos

– Só trabalho com peso fortalece

Existe um mito muito grande no que diz respeito ao exercício físico, que somente em trabalho realizado com pesos é possível ganhar massa muscular e força. E isso recai sobre como treinar com fita de suspensão pode ajudar no desenvolvimento da resistência física.

Na fita, tudo se resume a variedade de repetições e angulação, pois esses ângulos tornam o seu peso corporal mais desafiador. Além disso, ela torna os movimentos de puxada mais acessíveis quando antes não eram, como as remadas e rosca bíceps, que são mais complicadas de realizar apenas com o seu peso corporal.

– Treino muito difícil

Muito se diz que o treino de suspensão é de complicada execução, o que por vezes pode afastar as pessoas interessadas em praticá-lo. Pelo contrário, às vezes o treino com uma fita de suspensão possibilita a realização de movimentos com mais facilidades do que se estivesse usando apenas o peso do seu corpo.

– Difícil montagem

O Treino Suspenso, pode ser realizado através de uma montagem em uma simples porta, sem a necessidade do uso de ferramentas ou da realização de furos para a sua fixação.

Verdades

– Treinar com fita de suspensão trabalha diversos músculos

O fato é que no momento que você se exercita com a fita de suspensão, outros músculos também são ativados, graças à execução do trabalho físico em suspensão contra a gravidade, o que faz com que trabalhe vários músculos para manter o equilíbrio e a estabilização do corpo.

– Bom para iniciantes

Por mais desafiador que possa parecer em um primeiro olhar, a fita de suspensão pode ser modificada e adaptada para as pessoas que estão apenas começando. Para isso, basta buscar orientações com um treinador primeiro, para aprender qual a melhor maneira que se pode usar o equipamento para os movimentos menos intensos e que se adapte à sua necessidade.

Serve tanto para iniciantes, quanto para aqueles mais experientes, que já praticam atividade física há muito tempo nas academias.

– Melhora a coordenação motora

O equilíbrio é o ponto central do trabalho com a fita de suspensão, e é através disso que você desenvolve sua coordenação motora. Pois em diversos exercícios é preciso a execução coordenada de subidas e descidas com a estabilização do tronco. Além disso, é possível nesta rotina também melhorar a mecânica dos movimentos.

Isso deixa mais eficientes ações simples do nosso dia a dia, que às vezes não damos muita importância, como sentar, levantar, puxar e empurrar.

Conclusão

Depois de desvendados os mitos sobre a fita de suspensão, e apresentadas as suas verdades e benefícios, deixe seu comentário e nos diga se já faz uso da fita no seu treinamento, que tipo de exercício mais gosta de realizar com ela e os locais nos quais utiliza a sua em seu treino. E se ainda não usa, nos diga se pretende utilizar a partir de agora.

Deixe um comentário