O que é compulsão alimentar, causas, sintomas e tratamento?

O que é compulsão alimentar, causas, sintomas e tratamento_

Você com certeza já deve ter ouvido, em algum momento, falar sobre compulsão alimentar. Mas você sabe de fato quais são as causas, os sintomas e até mesmo o tratamento para isso?

Antes de mais nada, vamos começar explicando que a compulsão alimentar é considerada um distúrbio caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos. E essa ingestão ocorre até mesmo sem qualquer presença de fome ou real necessidade física do alimento.

A pessoa com transtorno alimentar perde o controle e, por conta disso, come alimentos em grande quantidade num curto espaço de tempo.

compulsão alimentar faz com que a pessoa não tenha controle

Sintomas

Nem todo exagero na comida é considerado compulsão alimentar, afinal, uma vez ou outra todo mundo tende a comer além da conta. Isso se torna de fato um transtorno quando vira um hábito e foge de qualquer controle.

O principal sintoma que identifica o transtorno alimentar é o fato de a pessoa passar a ser dependente da comida. Ela se alimenta com mais frequência que o necessário mesmo sem sentir fome. Além disso, alguns outros sinais devem ser mantidos sob atenção para identificar a compulsão alimentar:

a compulsão alimentar torna a pessoa mais triste
  • Comer mais rápido que o normal;
  • Continuar a comer mesmo quando já está saciado e após ter ingerido quantidades superiores ao necessário;
  • Comer sozinho ou escondido de outras pessoas;
  • Ficar mais introvertido;
  • Sentir tristeza ou culpa por comer demasiadamente.

Causas

Muitas podem ser as causas da compulsão alimentar. Uma delas é a dieta realizada de forma errada, pois muitos especialistas afirmam que dietas rígidas demais deixam as pessoas deprimidas e privadas de diversos alimentos, ou seja, isso aumenta a vontade delas por comidas que não poderiam comer.

Há também os casos em que a pessoa relaciona comida com bem-estar, então, se alimenta por conforto emocional. Nessa situação, qualquer pequena mudança emocional é motivo para comer além do necessário, como se isso a ajudasse a conseguir alívio.

Fora isso, a compulsão alimentar também pode ser uma forma da pessoa lidar com o estresse.

Tratamento

Casos de compulsão alimentar devem ser tratados de forma multidisciplinar, ou seja, a pessoa precisa receber acompanhamento médico, psicológico, nutricional e, em alguns casos, até mesmo medicamentoso.

Além disso, também é recomendada a prática de exercícios físicos, principalmente aqueles relacionados à atenção, como meditação e yoga.

Essas atividades, além de manterem o corpo saudável, vão ajudar também na produção de endorfina e na questão do controle da ansiedade.

para evitar compulsão alimentar praticar yoga ajuda

Prevenção

É possível prevenir a compulsão alimentar através de algumas estratégias simples, como manter um horário fixo para fazer as refeições, alimentar-se a cada três horas e mastigar mais vezes e de forma mais lenta, por exemplo.

É recomendado também manter uma dieta equilibrada e aliada a condições saudáveis de sono.

O transtorno de compulsão alimentar, assim como qualquer outra patologia, precisa de tratamento e acompanhamento profissional. Se você se identificou com algumas das informações aqui descritas ou até mesmo conhece alguém que está passando por isso, não deixe de procurar ajuda.

Deixe uma resposta