O que é dependência emocional? Como identificar?

O que é dependência emocional_ Como identificar_

Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre dependência emocional, mas você sabe identificar se alguém possui ou até mesmo você? Pense agora: você geralmente só fica feliz quando está ao lado de quem ama?

Suas decisões só são tomadas depois que você tem a opinião do outro? Constantemente abandona algo que gostava muito para se adequar ao estilo da pessoa com quem você está?

Se todas as suas respostas foram positivas, pode ser que você tenha dependência emocional. Abaixo falaremos mais sobre os sintomas da dependência emocional e como é possível identificá-la.

dependência emocional entre amigos

O que é

Basicamente trata-se de uma dependência afetiva que costuma se fazer presente em relacionamentos interpessoais, como namoros e casamentos. Mas é possível que aconteça também entre amigos ou até entre pais e filhos.

Esse tipo de dependência só é caracterizado em pessoas que não conseguem de forma alguma viver felizes sem o outro ao seu lado.

Fora isso, toda a vida da pessoa dependente costuma ser projetada em expectativas criadas a partir do outro.

Como identificar

A maior dificuldade para se libertar da dependência emocional é o fato de que geralmente as pessoas não reconhecem que estão passando por isso.

Então, listamos algumas características e padrões de comportamento que, quando identificados, precisam ser colocados sob atenção, pois podem ser considerados sintomas de dependência emocional.

1- Tomar qualquer decisão sozinho é sempre algo extremamente difícil e, em muitos casos, impossível. E não estamos falando apenas de uma pessoa indecisa, pois neste caso, a opinião própria não é sequer relevante. Para a pessoa dependente emocionalmente, a única coisa que importa é o que a outra pessoa acha e vai pensar a seu respeito.

2- A felicidade só é possível quando recebe um elogio do próximo. Em casos de dependência emocional, a pessoa não tem autoestima, então precisa constantemente buscar aprovação para alimentar o ego ou até mesmo para se sentir amada.

3- Os ciúmes e o controle são excessivos, já que quando não consegue a atenção que necessita, a pessoa desenvolve uma necessidade de controle fora do comum.

4- A pessoa costuma deixar seus gostos pessoais e até planos de lado, unicamente para agradar o outro.

5- Uma pessoa com dependência emocional se sente incapaz de viver sozinho, a ponto de qualquer sensação de desamparo se transformar em crises de pânico por se ver só.

Essas são apenas algumas situações que podem acontecer e indicar que na relação há um caso de dependência emocional por uma das partes.

Se você se sente dependente a ponto de eliminar suas particularidades por achar que não consegue viver sem a outra pessoa, talvez seja o momento de procurar ajuda profissional.

Você já esteve em alguma relação onde foi possível identificar sintomas de dependência emocional? Como foi esse processo para você? Compartilhe com a gente nos comentários.

Deixe um comentário