O que é disco de deslizamento e quais são os seus benefícios

O que é disco de deslizamento e quais são os seus benefícios

Quando falamos sobre treinamentos funcionais logo vem à mente equipamentos que nos ajudam a conseguir melhores resultados em nossos exercícios.

E os discos deslizantes começam a cair no gosto das pessoas e ser cada vez mais usados em diversos tipos de treinos.

treino com disco de deslizamento o que é

O que são?

Semelhantes ao tamanho e aparência de um frisbee, os discos de deslizamentos são pequenos discos redondos, que por conta de sua variedade permitem a realização de exercícios em diferentes tipos de superfícies e pisos.

Para que serve o disco de deslizamento?

Com seus pés nos dois discos deslizantes, você pode deslizar suavemente para uma estocada leve sem levantar os pés do chão para poder trabalhar os glúteos, quadríceps e muito mais, onde por meio de toda a amplitude do movimento, você envolve todos seus músculos estabilizadores, uma vez que os discos criam uma superfície instável de movimento.

Quando você faz exercícios com os discos, suas mãos ou pés nunca deixam o chão, então trata-se de um treino de corpo inteiro com baixo impacto.

Quais são os benefícios do treino com disco de deslizamento?

Os discos de deslizamento, por oferecerem um treino de baixo ou nenhum impacto, fazem com que os exercícios sejam fáceis para as articulações.

Os exercícios com o disco podem aparentar pouca intensidade, mas trabalham os músculos que você nem sabia que existiam, levando muitos exercícios de peso corporal para o próximo nível, envolvendo vários grupos de músculos para mantê-lo estável enquanto você desliza os discos para dentro e para fora.

E isso gera uma série de benefícios que você conhecerá agora.

treino com disco de deslizamento agilidade

1 – Mais tensão muscular

Como você a todo instante está em contato com uma superfície instável, no caso deslizante, durante toda a amplitude do movimento seus músculos motores primários e estabilizadores precisarão manter uma tensão constante para conseguir a boa forma e execução correta do exercício.

2 – Melhora nas contrações musculares

Um dos benefícios do uso do disco deslizante são as contrações musculares. Quando estiver deslizando, você executará contrações musculares concêntricas em um centro comum, na maioria dos seus exercícios, o que proporciona uma contração dos músculos mais objetiva e eficaz.

3 – Equilíbrio e estabilidade

Usar os discos deslizantes pode ser uma maneira útil de praticar equilíbrio e coordenação, o que, por sua vez, melhora a força e a estabilidade da cabeça aos pés.

4 – Variedade de exercícios

Um dos grandes charmes e atrativos dos discos deslizantes é que você pode usá-los em uma variedade de exercícios diferentes, desde um treino aeróbico, passando por dança, pilates, fortalecimento muscular e até yoga, o que deixa à disposição do seu praticante uma variedade de exercícios físicos.

5 – Mais flexibilidade

O uso dos discos envolve os músculos centrais em toda a amplitude de movimento de um exercício. Com isso, movimentos longos e elegantes também são uma boa maneira de aumentar a flexibilidade, facilitando o trabalho da parte interna das coxas com mais eficácia, e sem a necessidade de se deitar no chão. Para isso, basta afastar as pernas e juntá-las novamente com os pés nos discos.

Conclusão

Apresentamos aqui o que é para que serve o disco de deslizamento, mostrando quais são os benefícios e como ele pode ser usado em suas rotinas de exercícios.

E você, conhecia o disco deslizante? Já usa em seus treinos ou ainda tem vontade de usar? Deixe seu comentário e aproveite as dicas que passamos para usar mais esse equipamento em sua rotina de treinos.

Deixe um comentário