Os benefícios da prática do futebol para a sua saúde

Os benefícios da prática do futebol para a sua saúde

Praticar esporte, seja ele qual for, é uma das atividades mais gratificantes que existe, além de auxiliar na manutenção da boa saúde e no alcance da melhor forma física.

E dentro das atividades, o futebol, esporte mais popular do país, não podia ficar de fora desse cenário, uma vez que é considerado um exercício aeróbico completo, que trabalha uma variedade de movimentos e com uma grande intensidade.

Sendo assim, vamos mostrar como ele pode ajudar na saúde dos seus praticantes e quais são os benefícios oferecidos.

Emagrecimento

o futebol auxilia no emagrecimento

Por conta do volume alto de trabalho corporal em conjunto praticado, o futebol oferece aos seus praticantes uma grande perda de calorias e queima de gordura corporal, o que ajuda a pessoa a emagrecer, pois em uma partida completa, o jogador pode chegar a queimar cerca de 1000 calorias.

Previne doenças cardiorrespiratórias

o futebol previne doenças cardiovasculares

Um dos grandes benefícios que a prática do futebol apresenta aos seus praticantes é a prevenção de doenças cardíacas e respiratória, por ser um exercício aeróbico intenso e constante.

Ele melhora a circulação sanguínea nas artérias e deixa mais resistente o sistema cardiovascular, respiratório, além de manter sempre estabilizada a frequência cardíaca.

Maior coordenação

o futebol melhora a coordenação motora

Por conta da elevada série de exercícios que o futebol proporciona, o nosso cérebro trabalha em conjunto com os músculos, e permite que sejam realizados diversos movimentos de ação e improviso, melhorando a coordenação motora dos praticantes, e fazendo com que as jogadas e as estratégias sejam realizadas com mais rapidez.

Diminuição do estresse

o futebol auxilia na diminuição do estresse

Como qualquer atividade física, o futebol causa a liberação de hormônios como a endorfina e a serotonina, que ajudam no bem-estar e proporcionam a diminuição da sensação de estresse, ansiedade e depressão.

Grupos musculares

o futebol trabalha os grupos musculares

Por conta da dinâmica do jogo, um dos benefícios do futebol à saúde é o trabalho em diversos músculos, principalmente os da parte inferior do corpo.

Mas outros grupos musculares também são bem trabalhados, como abdômen, glúteos e membros superiores, onde cada um deles, dependendo da posição e do exercício realizado, serão trabalhados de maneira diferenciada.

Ossos fortalecidos

o futebol auxilia no fortalecimento dos ossos

Quem tem o futebol como uma prática constante de atividade física, tem uma quantidade maior de cálcio presente nos ossos, se comparada a uma pessoa que não faz exercício algum, o que acaba prevenindo o aparecimento de doenças como osteoporose, doença que faz com que os ossos fiquem mais frágeis e suscetíveis a lesões e fraturas.

Agora que você sabe que futebol não é somente bola na rede, mas também traz inúmeros benefícios à saúde, que tal calçar seu tênis ou chuteira, e começar a praticar hoje mesmo o esporte mais popular do Brasil? Deixe seu comentário e nos conte como a prática do futebol te ajuda a se manter saudável e em forma no seu dia a dia.

Deixe um comentário