Para que serve a faixa elástica (mini band)? Como usar?

Para que serve a faixa elástica (mini band)_ Como usar_

A faixa elástica, também conhecida como mini band, é um acessório de treinamento que à primeira vista pode parecer inofensivo. Talvez você esteja se perguntando para que serve a faixa elástica, esse item tão pequeno, mas que, ao contrário do que aparenta, é altamente eficaz.

Ela possibilita o aumento do esforço muscular nos exercícios, por conta da resistência que confere ao movimento. Além disso, a faixa elástica possibilita exercitar qualquer parte do corpo sem forçar as articulações, sendo também muito usada em exercícios de prevenção e reabilitação de lesões.

As faixas elásticas apresentam níveis de tensões diferentes, que variam entre leve e pesado. Essa variedade possibilita exercícios diversos e com variados graus de dificuldade.

Listamos aqui alguns exercícios que podem ser feitos com a faixa elástica de resistência. Eles podem ser feitos como um treino de força para uma parte específica do corpo, sendo que os ciclos e repetições dependem da sua forma física e também do nível de tensão da mini band.

Rotação externa de ombros

Coloque a mini band em torno dos pulsos e dobre os cotovelos mantendo-os próximos ao corpo. Mova os antebraços para fora esticando a faixa. Retorne à posição inicial.

para que serve a faixa elástica exercício rotação externa de ombros
para que serve a faixa elástica exercício rotação externa de ombros esticando

Hidrante

Apoiado sobre os joelhos e mãos, posicione a faixa elástica acima dos joelhos. Mantenha pescoço, costas e quadris alinhados. Mova a perna esquerda para fora, esticando a faixa e mantenha o restante do corpo parado. Retorne à posição inicial e depois faça com a outra perna.

para que serve a faixa elástica exercício hidrante

Agachamento com elevação lateral de perna

Posicione os pés afastados na largura correspondente a dos ombros e posicione a faixa elástica acima dos joelhos. Faça um agachamento e, ao retornar à posição inicial, levante lateralmente a perna direita, depois agache novamente. Alterne a perna utilizada em cada repetição.

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Elevação lateral de pernas

Deite-se de lado, posicione a faixa elástica acima dos tornozelos. Eleve a perna de maneira ponderada, retornando à posição inicial. Repita para o outro lado.

para que serve a faixa elástica exercício de elevação lateral de pernas

As possibilidades de exercícios com a faixa elástica são diversas. Esses são apenas alguns movimentos possíveis, dentro de um leque enorme de variações. Gostou de saber mais sobre a mini band? Ficou interessado em adicionar esse acessório em seus treinos? Queremos saber. Nos conte aqui nos comentários!

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