Quais são os benefícios do CrossFit e seus riscos

Quais são os benefícios do CrossFit e seus riscos

O CrossFit é um dos treinamentos que mais ganha adeptos no Brasil. De alta intensidade, é realizado em um circuito de treinamentos, que inclui exercícios de práticas distintas, desde trabalhos com cordas até flexões de braço.

Outra grande vantagem é que se trata de uma modalidade de exercícios que pode ser realizada por todas as pessoas, sejam homens, mulheres, idosos e até crianças.

Por conta disso, trazemos aqui os benefícios do CrossFit para a saúde e também seus riscos, para que antes de iniciar seus treinamentos, as pessoas saibam tudo que envolve essa prática esportiva.

Benefícios – Queima de calorias e controle do peso

Os exercícios do CrossFit podem ajudar seus praticantes a conseguir mais queima de calorias do que outras atividades.

Em média, um homem de 80 quilos ou uma mulher de 74 quilos, podem queimar de 15 a 18 calorias e 13 a 15 calorias por minuto, respectivamente, durante a realização do treinamento funcional.

Então, se o seu objetivo é perder peso, mantenha foco na sua série de exercícios alinhada a uma dieta saudável.

Riscos – Lesões musculoesqueléticas

A pessoa que começa no CrossFit, mas não tem uma rotina de exercícios e não está acostumada com a dinâmica da atividade, é mais vulnerável e pode desenvolver lesões musculoesqueléticas, vasculares, cardíacas e até mesmo oftalmológicas.

Para que isso não aconteça, é necessário um acompanhamento de perto de um profissional de educação física e o crescimento da intensidade de exercícios de maneira gradual, começando sempre com a carga ideal para o seu biotipo corporal.

Benefícios – Mais agilidade e equilíbrio

Um dos benefícios do CrossFit para a saúde é que geralmente os exercícios imitam os movimentos que você faz na sua vida cotidiana, como agachamentos, balanços ou pressões acima da cabeça, o que pode ajudar na melhoria da agilidade, o equilíbrio e aumento da flexibilidade.

Isso proporciona ao praticante uma vida com mais qualidade.

Riscos – Rabdomiólise

Para aqueles que praticam atividades intensas, sem moderação e de forma incorreta, a rabdomiólise é um outro risco sério dentro da atividade do CrossFit.

Esse problema é o nome dado à morte de fibras musculares. Por causa dessas lesões, é liberada na corrente sanguínea uma substância chamada mioglobina.

Com isso, a substância é filtrada pelos rins, o que deixa a urina escura e pode causar uma sobrecarga sobre os órgãos, e em casos mais sérios, provoca insuficiência renal aguda que pode levar à morte.

benefícios do CrossFit para eliminar o estresse

Benefícios – Diminuição do estresse

Com as atribuições do dia a dia cada vez maiores, é comum encontrarmos pessoas cada vez mais estressadas, o que é um sério risco à saúde.

E o CrossFit é uma atividade que pode diminuir essa sensação de estresse, pois o corpo na hora do exercício libera endorfina, substância que é produzida pelo cérebro, e que ajuda no processo de relaxamento e diminuição da ansiedade.

Riscos – Problemas nos ombros e coluna

Como trabalha muito com levantamento de peso, o risco de lesão é maior na região dos ombros e colunas, muito por conta dos exercícios derivados da ginástica, característicos do levantamento de peso que compõem o CrossFit, que exigem a colocação da articulação do ombro em posições de flexão extrema, o que aumenta o risco de lesões.

Benefícios – Coração mais saudável

Muitos pensam que o treinamento funcional de CrossFit oferece ganhos que são logo percebidos por todos.

Um engano terrível, pois na prática feita de maneira coordenada e correta, a frequência cardíaca dos praticantes fica elevada durante todo o treino funcional, que proporciona aumento na sua resistência, e isso faz com que os batimentos do coração evoluam, o que causa um aumento na oxigenação, que contribui positivamente para a saúde do coração.

Riscos – Overtraining

Uma carga de trabalho sem uma monitorização adequada pode levar o seu praticamente ao que chamamos de Overtraining, ou melhor, excesso de treinamento.

Quando excedemos o limite de carga de exercício que nosso corpo pode assimilar, podemos ter uma série de outras consequências desagradáveis como enxaquecas, perda de apetite ou insônia.

Pode parecer bobagem, mas se ao realizar seus treinos de CrossFit você venha a sentir alguns desses sintomas, considere descansar por alguns dias para que seu corpo se recupere completamente.

Conclusão

Toda prática esportiva precisa de uma preparação adequada e tem seus riscos inclusos. Com o CrossFit não é diferente. Cabe a você identificar seus limites e buscar um local e um profissional que compreenda suas limitações e prepare o treinamento adequado.

Compartilhe conosco a sua opinião sobre esse assunto!

Deixe um comentário