Tipos de yoga: descubra o ideal para você

Tipos de yoga_ descubra o ideal para você

Poucos sabem, mas existem diversos tipos de yoga, com trabalhos e execuções diferentes. A atividade física é um método que leva seus praticantes ao estado de consciência, para que a pessoa possa ter um momento de paz para se conectar com ela mesma.

Com muitas formas diferentes, você encontrará variações da yoga dependendo do professor que lhe ajuda nas aulas. Experimentar alguns estilos antes de escolher o seu favorito, o desafiará a sair da sua zona de conforto e aumentará sua experiência geral com a prática.

Por isso, vamos colocar aqui os tipos de yoga que existem e você poderá escolher qual é o ideal para você e aquilo que procura.

Core Vinyasa

No Core Vinyasa a prática é basicamente feita para construção de força no corpo dos praticantes.

São realizados exercícios físicos alinhados com sequências de posturas de yoga, para que possam ser exploradas com mais intensidade as contrações musculares distintas, o que gera um trabalho muscular extremamente eficiente.

Proporciona um melhor controle do corpo e trabalha na correção de posturas para prevenção de lesões.

Kundalini Yoga

A prática da yoga Kundalini é em partes iguais espiritual e física. Este estilo trata da liberação da energia kundalini em seu corpo que se diz estar presa na parte inferior da coluna.

Essas aulas realmente trabalham seu core e respiração com movimentos rápidos, posturas revigorantes e exercícios de respiração. Essas aulas são bastante intensas e podem envolver cânticos, mantras e meditação.

Raja Yoga

O Raja também é um tipo de yoga voltado para o lado espiritual do praticante e pode ser chamado também de Yoga Real, porque é voltada para o interior da pessoa e seu desenvolvimento, e não propriamente ao seu desempenho físico.

As aulas de Raja são voltadas para trabalhar a parte emocional do praticante, especialmente para aquele que já tem o hábito de praticar meditação em seu dia a dia.

Tipos de yoga Ashtanga Yoga

Ashtanga Yoga

A Ashtanga Yoga consiste em seis séries de posturas específicas ensinadas em ordem. Cada pose e cada série é “dada” a um aluno quando seu professor decide que ele dominou a anterior.

Este é um estilo de yoga muito físico e fluido com componentes espirituais.

Os professores do Ashtanga fazem ajustes práticos, e cada aluno tem uma prática única, com o praticante se movendo no ritmo de sua própria respiração e até seu limite pessoal.

Tipos de yoga Iyengar trabalha o alinhamento

Iyengar

Basicamente trabalha no alinhamento, bem como em movimentos detalhados e precisos. Em uma aula de Iyengar, os alunos realizam uma variedade de posturas alinhadas com o controle e execução correta da respiração.

Suas posturas são mantidas por um longo tempo enquanto os detalhes da postura são ajustados pelo professor. Você definitivamente fará um treino e se sentirá incrivelmente aberto e relaxado após uma aula de Iyengar.

Este estilo é realmente ótimo para pessoas com lesões que precisam trabalhar de forma lenta e gradual.

Classic & Flow

Esta prática é uma junção de dois estilos, do Hatha Yoga e Vinyasa Flow, que também pode ser chamada de Hatha Vinyasa Yoga.

É indicada a todos os praticantes, não importando seu nível de evolução dentro da prática esportiva, pois aplica trabalho dos dois tipos citados acima.

Tipos de yoga Restaurativa relaxante

Yoga Restaurativa

Se você passou por uma aula de Yoga Restaurativa, pode pensar que todos estão tirando uma soneca em seus colchonetes. Esta forma de trabalho usa equipamentos para apoiar o corpo.

O objetivo é relaxar completamente nas posturas, que são mantidas por pelo menos cinco minutos, mas que geralmente duram mais tempo. Isso significa que você só pode fazer algumas poses em uma aula.

Embora todos os diferentes tipos de yoga possam ajudar a aliviar o estresse e a saúde do cérebro, a restaurativa concentra-se na redução da regulação do sistema nervoso e pode beneficiar aqueles que precisam relaxar e diminuir o estresse, e também pode ser usada como parte do autocuidado em um dia de descanso.

Tipos de yoga Hatha Yoga

Hatha Yoga

Conhecido como Yoga Clássico, o Hatha Yoga é um dos tipos mais populares, pois a sua prática é focada no condicionamento físico, fortalecimento do corpo e ganho de flexibilidade.

Durante as aulas, as posturas realizadas não são tão intensas e por conta disso é muito indicado para aquelas pessoas que pretendem começar na prática esportiva e querem ter benefícios imediatos.

A yoga percorreu um longo caminho nos últimos anos, invadindo os estúdios e academias ao redor do mundo. E nesse texto apresentamos diversos tipos de práticas, onde o praticante pode descobrir aquela que é a ideal para si.

E nos digam, vocês já praticam yoga ou ainda estão pensando em começar? Deixe seu comentário e nos fale qual tipo mais gosta e pratica.

Deixe uma resposta