Usar ou não usar óculos de natação? Qual a sua importância?

Usar ou não usar óculos de natação_ Qual a sua importância_

Se você é um nadador iniciante ou aspirante, ou está apenas pensando em nadar em uma piscina, é importante que você sempre use óculos de proteção para os olhos enquanto estiver na piscina.

Se você é um nadador experiente, já está bem ciente disso. Os óculos são indispensáveis ​​quando se trata de estar na piscina.

Esportes na água trazem inúmeros benefícios às pessoas, mas como os olhos são extremamente sensíveis, cloro, bactérias e sujeiras podem ser muito prejudiciais ao que chamamos de saúde ocular.

E é pensando nisso que vamos falar da importância de usar corretamente os óculos de natação quando vamos praticar algum esporte aquático, onde temos contato direto dos olhos com a água.

óculos de natação muvin

Mantém a proteção natural da córnea

Isso acontece automaticamente. Quando abrimos os olhos embaixo d’água, a proteção natural chamada de filme lacrimal, que envolve a córnea, é automaticamente eliminada, e é por isso que quando tentamos ver embaixo d’água, temos a visão embaçada e distorcida.

Esse filme lacrimal atua como uma barreira protetiva para os olhos não ficarem expostos às diversas bactérias que existem na água.

Evita infecção por causa de cloro e outras substâncias

Essa é uma dica a qual todas as pessoas deveriam ficar atentas, principalmente aquelas que usam piscinas públicas.

Cloro em excesso, alinhado a outras substâncias como urina e suor, pode ser extremamente maléfico aos seus olhos, pois despejado demasiadamente na água, além de proteger e limpar a piscina, pode agredir diretamente a região ocular, causando vista embaçada, olhos vermelhos, ardência e coceira.

óculos de natação para cada situação (1)

Escolha o modelo ideal para seu uso

Depois de entendermos basicamente como os óculos de natação protegem a saúde dos nossos olhos, partimos para o momento da escolha do equipamento que vamos usar.

É preciso ter em mente a finalidade que cada um possui, pois existem modelos adequados para cada tipo de atividade.

Caso seja para competição, escolha um óculos de perfil mais baixo, onde o espaço entre a borda e a lente é menor.

Agora, se é para práticas em águas abertas, escolha aqueles que possuem lentes maiores para ter mais campo de visão à sua disposição.

E para apenas uso em treinamentos, escolha os com ventosas maiores, pois são mais confortáveis para pessoas que passam uma grande parte do tempo imersas na água.

óculos de natação para cada situação

Fixação ideal

Para proteção maior dos olhos, é preciso ficar atento à fixação que os óculos de natação proporcionam. É importante que eles fiquem bem fixos ao seu rosto, de tal modo que não permitam que a água entre em contato com os olhos durante a prática da atividade física.

Tenha óculos para cada situação

Quando tomamos a decisão de usar óculos na nossa prática de nado, temos que ter modelos que sejam adaptáveis a cada situação que poderemos enfrentar.

Se você planeja nadar por horas ao ar livre e sob o sol, considere a possibilidade de usar óculos de proteção coloridos com proteção UV para proteger os olhos dos danos causados pelos raios solares.

Além disso, existem também óculos de proteção com diferentes recursos, como antirreflexo e antiembaçante, que vão te auxiliar ainda mais a ter uma prática mais segura e agradável.

óculos de natação nadadores profissionais

Afinal, iniciantes devem ou não usar óculos de natação?

Deixamos para o final a pergunta que mais escutamos quando alguém vai começar a prática da natação.

Tenho ou não que usar óculos? E não podemos dar uma resposta concreta sobre isso, pois irá da necessidade e receio de cada um.

Alguns especialistas dizem que o nadador iniciante precisa começar a nadar sem os óculos, pois nessa fase inicial de adaptação, é onde o aluno começa a conhecer e explorar todas as possibilidades e movimentos que podem ser realizados dentro da água, e com isso, precisa ver como é enxergar debaixo d’água.

Outros alegam que essa exibição inicial, onde o aluno ainda não tem o controle sobre suas ações, pode ser prejudicial à saúde dos olhos como citamos acima.

Portanto, se sente segurança e quer explorar mais suas ações na água, pode iniciar sem o uso dos óculos. Agora, se possui certo receio, mantenha seus olhos protegidos e seja feliz com seus exercícios.

E você, usa óculos na hora que vai praticar a sua natação? Tem algum modelo específico que mais gosta? Deixe sua resposta ou dê sua opinião em nossos comentários.

Deixe um comentário