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O que não fazer ao abrir uma loja de artigos esportivos no e-commerce
Quando se começa um projeto de loja online é preciso estar atento a uma série de detalhes para que se obtenha um bom retorno financeiro.
E é muito comum que, no início, alguns erros possam vir a prejudicar o desempenho nas vendas e consequentemente nos lucros.
Às vezes somos seduzidos pela facilidade da montagem do negócio e não nos preparamos adequadamente para que a loja virtual possa se sustentar sozinha e trabalhar para aquilo que ela foi criada, para lucratividade.
Por isso, vamos listar algumas dicas do que não fazer quando você decide entrar no ramo das lojas online.
Calcular custos de maneira errada
Talvez o erro mais sério esteja no cálculo dos custos dos produtos que estão à venda, pois na hora de precificar um item, deve-se levar em consideração diversos fatores, que vão do frete ao marketing.
Saber como colocar o preço final em uma venda é uma parte necessária para o crescimento constante do seu negócio. A fórmula é: lucro = demanda X (Receita – Gastos).
Hoje é fácil encontrar produtos em uma loja com um grande número de vendas ou um valor médio, mas que não geram lucro, pois as margens estão tão baixas, que no final não geram o lucro que poderiam.
Falta de planejamento
Planejamento é uma das coisas que mais são deixadas em segundo plano para empreendedores iniciantes, já que é um passo que requer dedicação, estudos e análises que só começam a apresentar resultados concretos assim que a loja virtual estiver funcionando.
Não se deve iniciar um negócio próprio sem que tenha definido seu público-alvo, saber quem são e como trabalham seus concorrentes, e sem ter objetivos de desempenho definidos.
Quando se tem um plano definido e bem estruturado, a chance de ter um bom desempenho na sua loja online aumenta consideravelmente, reduzindo os riscos de insucesso.
Oferecer apenas uma opção de pagamento
A pessoa que procura as compras online procura diversidade em inúmeros fatores. E isso também aparece na hora da finalização das compras e pagamentos.
Portanto, tenha sempre à disposição do seu cliente todas as maneiras possíveis de pagamento, como cartão de crédito, débito, boleto, além de outras plataformas de recebimento de valores, como PayPal, oferecendo tanto pagamentos à vista, como também de maneira parcelada.
Apresentação e descrição incorreta dos produtos
Ao comprar em uma loja online, o consumidor espera que tenha à sua disposição a informação mais precisa a respeito do produto que deseja comprar.
O problema é que nem todas as lojas online investem na apresentação desses produtos. Algumas usam fotos com baixa qualidade e pouco conteúdo descritivo.
Ofereça sempre ao seu cliente a melhor experiência possível na hora da sua compra.
Coloque à disposição fotos bem produzidas e todas as informações necessárias para que o consumidor possa sanar todas as suas dúvidas antes da finalização da compra.
Redes sociais não geram vendas sozinhas
Se você pensa que o simples fato de ter uma página no Facebook ou uma conta no Twitter ou Instagram impulsionará suas vendas online, pare e pense novamente.
Elas são uma ótima maneira de tornar seus produtos ou serviços conhecidos e entrar em comunidades com clientes e influenciadores em potencial em seu setor, mas são apenas ferramentas.
Não tente montar sua loja virtual baseada nas redes sociais porque você não chegará a lugar nenhum.
Use-as como meio de propagar sua marca e alcançar mais visibilidade e não como plataforma de venda.
Sem otimização em dispositivos móveis
Sabendo que a maioria das pessoas hoje possui smartphones, algo em torno de 95%, é um erro não deixar à disposição dos consumidores um aplicativo ou site que seja otimizado para visualização no celular.
Se não trabalhar em um site otimizado ou em um aplicativo fluido, você deixará uma grande fatia do mercado de fora dos seus negócios, o que consequentemente vai refletir no volume das suas vendas.
É necessário um equilíbrio para que o processo de compra e de finalização do pedido proporcione uma experiência de compra fluida, informativa e prazerosa.
Cuidado na entrega
Quando o cliente faz a compra, espera que seu produto seja entregue de uma maneira tranquila, sem complicações e em perfeito estado.
Por conta disso, sabemos que a parte da entrega é um ponto que deve ser olhado com mais atenção.
Mesmo ciente que problemas podem acontecer, deve-se trabalhar com parceiros que proporcionem a melhor experiência na chegada do pedido ao seu cliente.
Essas são algumas dicas que podem te ajudar na preparação para o lançamento da sua loja virtual. São conselhos que os deixarão preparados para alcançar os resultados esperados em suas vendas online.
Você pensa em abrir sua loja? Tem outras dicas do que não fazer nesse processo? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco.
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