Blogs
Artigos recentes
-
Os benefícios da prática do futebol para a sua saúde September 03, 2021
-
Descubra qual a roupa ideal para andar de bike September 01, 2021
-
5 artes marciais menos conhecidas que irão te surpreender August 30, 2021
O que é treino HIFT? Diferença entre treino HIFT e HIIT
Em um primeiro momento pode não ter muita diferença as nomenclaturas HIIT e HIFT, mas essas modalidades são bem distintas.
O HIIT é o treino intervalado de alta intensidade e tem como grande atrativo sessões de exercícios mais curtas, mas que trazem um bom resultado aos seus praticantes.
Já o HIFT é o treino funcional de alta intensidade, e visa grande intensidade no que diz respeito a aptidão funcional, treinamento de força, com ênfase em movimentos multiarticulares que podem ser modificados para qualquer nível de aptidão física de seu praticante.
Para deixar mais claro como o treino funcional de alta intensidade trabalha, vamos apresentar as diferenças entre os treinamentos HIFT e HIIT.
Unimodal X Multimodal
Enquanto o treino HIIT é unimodal, que incorpora um tipo de movimento, como correr, andar de bicicleta ou movimentos funcionais, o HIFT é multimodal, que abrange vários movimentos funcionais, sem intervalos de descanso definidos.
Une movimentos de todo o corpo como agachamentos, levantamento de peso e flexões e os dispõe em um circuito contínuo ou em formato de intervalos em uma alta intensidade com maior volume.
Esse treino ajudará na melhoria da força e potência muscular, ganho de massa muscular magra e melhorar a capacidade de resistência aeróbia.
Intervalos de recuperação menores
Os protocolos HIIT normalmente exigem períodos de descanso maiores em certos pontos e mais longos do que os praticados normalmente.
Mas no treino HIFT esses intervalos de descanso são mais curtos ao longo da sessão de exercícios e os praticantes o fazem quando acham necessário.
Mais resistência, força e potência
Estudos mostram que um programa de treino funcional de alta intensidade melhora a capacidade aeróbia e o desempenho máximo, e gera uma mudança significativa na composição corporal, potência e força muscular.
E quando comparado diretamente com o treino HIIT, o HIFT melhorou a potência anaeróbica em 15%, enquanto os praticantes do HIIT têm ganhos de até 12% do HIIT, além da capacidade aeróbica chegar a 7% contra 5% do HIIT.
Variedades e resultados mais rápidos
Na verdade, qualquer tipo de treinamento de alta intensidade geralmente retorna resultados mais rápidos do que outros tipos de programas de exercícios. E isso o HIFT oferece com trabalhos mais intensos por períodos mais curtos de tempo.
Além disso, esse programa específico se baseia no princípio de alternar uma ampla variedade de exercícios funcionais e multifacetados. E com isso se torna mais prazerosa a realização das atividades físicas.
Conclusão
Ao escolher um programa de treinamento, você tem que ter na sua cabeça os seus objetivos. E é comprovado que o HIFT induz maiores adaptações musculares, o que significa que você ganhará mais massa muscular magra do que o HIIT, enquanto ambos melhoram a composição corporal e a capacidade aeróbia.
Agora que você já conhece os dois módulos de treinamento, pode decidir qual aquele que atende melhor às suas pretensões. E você, quer começar seu treino funcional de alta intensidade, ou já realiza e quer compartilhar seus resultados? Deixe seu comentário e nos conte um pouco mais da sua rotina.
Mais Vistos
-
Azul
-
Preto
-
Azul
-
Laranja
-
Amarelo
-
Branco
-
Preto
- + 1
-
Azul
-
Laranja
-
Amarelo
-
Branco
-
Preto
- + 1
-
Preto
-
Pink
-
Vermelho
-
Azul
-
Azul
-
Pink
-
Vermelho
-
Preto
-
Verde
-
Amarelo
-
Laranja
-
Roxo
-
PinkVermelhoAzulPreto
- + 4
-
Verde
-
Amarelo
-
Laranja
-
Roxo
-
PinkVermelhoAzulPreto
- + 4
-
Pink
-
Amarelo
-
Branco
-
Preto
-
Azul
-
Pink
-
Amarelo
-
Preto
-
Preto
-
Laranja
-
Azul